quinta-feira, 11 de maio de 2017

CD: STRONGER THAN EVER - HANGAR


Na gelada noite paulistana de 15 de junho de 2016 ao lado do metro conceição zona sul de São Paulo, na EM&T - Escola de Música e Tecnologia (por onde passam os consagrados e grandes nomes da música do cenário rock n roll nacional como mestres de suas artes), e também as seus patrocinadores consagrados de grandes marcas multinacionais tais como Yamaha, Fender, Shure, Gibson, Ibanez, Oberheim, AKG, Marshall, Laney, Peavey, Crate, Roland e as nacionais Tagima, Warm Music, Spears, Giannini, Liverpool, Santo Angelo, Onerr, ELO.

Para quem não conhece a escola ou não sabe do que se trata darei uma previa a EM&T promove uma verdadeira revolução no ensino de Música e tem sido destaque em quase todas as redes de televisão e mídia impressa do País. Seu prestígio é também reconhecido no exterior de onde vem muitos alunos e de onde vieram 5 certificados internacionais de qualidade. Esses certificados foram atribuídos à EM&T em função de sua metodologia, instalações e nível de serviços prestados aos alunos, colocando a escola entre as mais modernas e bem equipadas Escolas de Música de todo o mundo.

Acredito que está explicado o motivo da escolha como cenário de audição do novo CD da Banda Hangar, banda esta atualmente formada por ninguém menos que Aquiles Priester (bateria), Nando Mello (baixo), Pedro Campos (vocal), Cristiano Wortmann (guitarra), Eduardo Martinez (guitarra – temporariamente afastado da banda) e Fabio Laguna (teclados). O novo álbum com data anunciada para 22 de julho de 2016 será lançado mundialmente na Ásia, Europa e Brasil simultaneamente.

A chegada do Hangar na EM&T foi um pouco corrida estava marcado para começar a audição as 19:30 e acredito que devido à loucura do transito já conhecida por nós (paulistanos) tenha contribuído com atraso, a banda chegou junta e de van, a mesma que os levou para gravação do DVD em Brusque/SC e do videoclipe em Bebedouro interior de SP.



Ao chegar a escola fomos (eu e o Artur Diniz- Fotografo) recebidos pelo assessor de imprensa da banda, o Thiago Rahal M., me entregou um material impresso sobre a banda release do CD e biografia, e por ali ficamos conversando sobre os oito dias que os integrantes estavam reunidos e as atividades que estavam realizando neste período e de como seria a audição, assuntos profissionais e até mesmo pessoais.

As 19:45 fomos convidados (imprensa e expectadores), para se aconchegar no auditório para audição, as luzes se apagaram deixando apenas o palco em evidencia com cinco cadeiras e cinco microfones sobre elas, exatamente as 19:50 atrás das cortinas do palco foi possível ouvir o grito de guerra da banda e em seguida Aquiles Priester subiu ao palco saudando o público e agradecendo a presença de todos, pelo jeito ficou feliz de ver que estava repleto de fãs pois o sorriso foi genuíno e gigantesco.

Auditório cheio praticamente todas as cadeiras ocupadas, Aquiles começa falando sobre estarem juntos e as atividades decorrentes desses 8 dias a gravação do DVD do videoclipe, informa que o lançamento do clip será em 30/06/2016, antes do lançamento do CD, que será no dia 22/07/2016, explica como será feita a audição que vai chamar um integrante por vez e fara com que eles fiquem com vergonha e vai tirar as máscaras com as perguntas que ele fara, que vão contar coisas que ninguém nunca ouviu, que vão abrir o jogo e serão muito sinceros.

Fala sobre a gravação do videoclipe o quanto esta pesado e perturbador que é para mexer com instintos mesmo, chocar o público que nos fara questionar os valores preexistentes, que após passar 1 ano e meio pensando em voltar a agravar com Hangar se deveriam ou não fazer algo novo, decidiu pelo bem de nos fãs que sim, mas, que fez algo inovador diferente de tudo feito até hoje pelas formações das quais a banda já passou e o quanto está diferente em relação a estrutura afinação etc.




Então ele chama ao palco Fabio Laguna que entra aplaudido por todos, após o cumprimento ao público comenta que os oito dias reunidos foi como uma espécie de retiro espiritual fazendo o público rir. Aquiles então pergunta porque que ele está nessa banda qual o sentido de fazer parte disso, Fabio responde que está nessa e a tanto tempo pela liberdade de poder ser quem é que esta história de ser tratado como rock star não é com ele, pela liberdade de criar opinar abertamente como musico em uma banda pelo respeito entre todos e claro a amizade.

Neste momento eles comentam o “afastamento” do Martinez (guitarrista) e a volta de Cristiano, o prazo é indeterminado por motivos pessoais, e chama ao palco Nando Mello, que chega explicando que a banda estava sem algo novo a quase uma ano desde setembro de 2015, e Aquiles pergunta qual a expectativa dele após este retorno, Mello diz que não acredita nesta história de cenário heavy metal que cada banda faz seu próprio trilhado o quanto é difícil ganhar espaço e regiões e se manter nele, comentam sobre as saídas dos vocalistas anteriores, dizendo que eles não se adaptaram a banda muitas vezes um vocalista acha que é só chegar e cantar, e a banda faz tudo.

O próprio transporte, o merchan a música etc., não dá tempo de ser rock star e viver só pensando em ganhar dinheiro, tem que pôr a mão na massa estar disposto a e aberto a críticas e ao trabalho ser comprometido, e o baque que tiveram com a saída do último vocalista Nando Fernandes, e neste tempo ficaram aguardando o líder Aquiles se pronunciar para retornarem.

Comenta da felicidade da página do Hangar no facebook ter chegado a marca de 50 mil seguidores, que quando a banda iniciou há quase 20 anos não esperavam chegar neste patamar, afinal se reuniam para fazerem o que gostavam “Musica”, não dinheiro; e que ver hoje onde a banda chegou com lançamento mundial e simultâneo do CD no Japão, Europa e Brasil que só têm a agradecer a cada dia.

Aquiles então abre um pouco da intimidade e entrosamento entre eles anunciando a entrada do “Alemãozinho” apelido dado por eles a Cristiano Wortmann apelido este que era desconhecido do público, fala da magoa que sentiu do Cristiano quando deixou a banda, marcas profundas e sobre o afastamento entre eles devido a imaturidade de ambas as partes. Cristiano e Aquiles conversam sobre como eram os tempos remotos do Hangar da dificuldades dos ensaios por levarem horas, e Cristiano comenta que não acreditava muito naquilo ou não queria acreditar queria mais tempo livre não queria tanta dedicação levava a banda como um hobbie.



E Aquiles com muita seriedade não queria abdicar de nada fazendo com que mesmo a família fosse deixada um pouco de lado, sendo sacrificada, perdendo momentos importantes ao lado da Patrícia sua esposa, Juliana sua filha e Artur seu filho (que aliás estavam na plateia), que hoje a família compreende onde ele queria chegar e com a dedicação empenho chegou onde queria que a família compreende a busca do sonho dele e o apoia.

E por isso sentiu muita falta de Cristiano pois era seu parceiro principalmente de composições eram como uma família e estava faltando um membro então a magoa se instaurou, e também pelo fato de uma longa procura por um novo parceiro demorou muito até a chegada de Eduardo Martinez. Cristiano por sua vez diz que sentiu muito quando viu a banda galgar cada vez mais rumo ao sucesso e se ressentiu “poderia ser eu, poderia estar lá fazendo parte disso, será que fiz a coisa certa? ” Ele se questionava o tempo todo, então houve muitos encontros entre ele e Mello muitas conversas até seu regresso há banda.

Mello trazia a vontade de voltar de Cris em conversas com Aquiles, até que ele cedeu, porem somente após um ano na banda é que foi anunciado oficialmente sua volta. E Aquiles sorrindo afirma que o entrosamento a parceria voltou mais forte do que nunca a química e amizade apesar da magoa, foi mais forte hoje, mais maduros se cobram mutualmente e com mais maturidade. Cristiano diz que ser convidado para a turnê de 15 anos fez o desejo de querer regressar ficar mais forte.

Aquiles então começa a fala sobre superação, energia, garra, força e principalmente vontade de fazer parte de algo, chama ao palco Pedro Campos, que está na banda a 4 anos, fã declarado de Aquiles afirma que é o tipo de pessoa que não conversa consigo mesmo não se questiona. Pedro diz que após ouvir o THE REASON OF YOUR CONVICTION – 2007 – Spiritual Beast Japão, já quis fazer parte daquilo pois achou sensacional.



Assistia vídeo-aulas do Aquiles constantemente, porem chegou uma época que chegou a desistir da música trabalhando até mesmo como vendedor, um amigo pessoal não o deixou desistir insistindo para que mandasse seu material para banda que na época selecionava novo vocalista, não passou a primeira seleção e novamente desistindo de fazer música.

Voltou a insistir uma segunda vez, por persistência do amigo que o ajudou com o material que foi enviado, a banda solicitou aos participantes 5 músicas e no mínimo três para seleção, Pedro foi o único concorrente que fez as cinco e enviou. Recebendo uma ligação do próprio ídolo, e líder do Hangar, que iria até sua cidade para conhece-lo, foram tomar um café frisaram bem que foi mesmo um café (onde só o Aquiles consumiu algo, segundo Pedro, não tinha dinheiro nem pro café naquele dia).

Foi convidado a fazer o restante da turnê e assim foi ficando estando até hoje na banda, e este é o segundo CD que grava com a banda todo em estúdio porem o primeiro completo três videoclipes e um DVD depois diz que continua cada vez mais fã e as vezes não acredita que está fazendo parte disso e que o desejo é cada vez mais forte em permanecer.

E assim finaliza o bate papo (um funcionário informa sobre o horário de fechamento da escola, deixando a banda meio corrida sem poder fazer a audição como desejaram com interação do público, e concedendo entrevista a alguns veículos que foram exclusivamente para isso). Aquiles finaliza dizendo que é o CD mais caro da banda feito até hoje, passou oito dias na Finlândia mixando e enviando cada música para a banda dar o ok e trocar impressões, que foi praticamente um dia para cada canção, então passamos a ouvir o CD na integra.


CD - Stronger Than Ever

1 - Reality is a Prison (Videoclipe gravado em Bebedouro/SP)
Lyrics:Priester
Music: Martinez, Priester, Wortmann, Mello, Laguna

Opinião Pessoal: A música que abre o CD, vem bem pesada logo de cara a sonoridade da bateria o ritmo frenético as batidas marcantes, e a voz de Pedro como eu ainda não conhecia um heavy metal clássico progressivo, e bem diferente do Hangar que eu já conhecia, de cara dá para sentir que realmente o CD está surpreendente. É nítido cada instrumento dá para ouvir separadamente fiquei ansiosa para ver o clip.

2 - The Revenant (Segundo Aquiles, inspirada no filme O Regresso que rendeu a Leonardo Di Capprio, o Oscar)
Lyrics: Priester
Music: Wortmann, Priester, Mello, Laguna

Opinião Pessoal: Novamente o peso do heavy metal marcante a cadencia dos instrumentos achei o refrão marcante os rifles da guitarra me ganharam perfeito para uma trilha de filme a lá exorcismo estilo Marylin Manson sombria.

3 - Forest of Forgotten
Lyrics: Priester
Music: Wortmann, Priester

Opinião Pessoal: Minha aposta para ter destaque entre os fãs como preferida a chamada música que vi bombar de pedidos em shows sabe essas músicas que fazem mídias que tocam em rádio com muitos pedidos aquela que o banger vão adorar para sacudir a cabeleira.

4 - A Letter from 1997 (MHJ)
Lyrics: Priester
Music: Priester, Mello, Wortmann

Opinião Pessoal: Baladinha para dar uma acalmada das porradas anteriores nessa musica vem a voz que eu conheço do Pedro de outros projetos como a banda Soulspell por exemplo um pouco mais melodiosa porem me passa uma mensagem de “não desista, persista, insista, você está quase lá quase uma música motivacional. 

5 - Just Like Heaven
Lyrics: Priester
Music: Priester, Wortmann, Mello

Opinião Pessoal: Desde a audição não consigo parar de ouvir essa música achei simplesmente incrível (meio Imagine Dragons), sabe aqueles filmes de sessão da tarde com enredo escolar, aquela música que parece que você já conhece ou se identifica assim que ouve? Outra grande aposta para muitos pedidos em rádios porem um pouco mais popular leve quase um hard rock diria que quase a trilha sonora de novela como a música do casal destaque. 

6 - The Silence of Innocent
Lyrics: Priester
Music: Wortmann, Priester, Laguna

Opinião Pessoal: Esta Segundo Aquiles seria a música de abertura do CD refeita e desmontada foi composta e desmembrada várias vezes cada arte foi se encaixando de acordo com o que era enviado pela banda e nesta o heavy volta com peso total muitos rifles e cadencia marcante muito boa de ouvir na balada rodinha de amigos falando sobre bandas boas da atualidade e antigas e clássicas destaque para o baixo que ficou bem marcante com um agudo estridente ficaria impecável. 

7 - Beauty in Disrepair
Lyrics: Priester
Music: Priester, Wortmann, Mello, Laguna

Opinião Pessoal: Teclado fica tão claro nesta música e aí você repara que tecladista não está na banda sopra fazer solo de baladas os rifles da guitarra nossa encheram meus ouvidos de alegria a mistura com o teclado ficou brilhante e estou boquiaberta com a potência da voz do Pedro. 

8 - We Keep Running the Course
Lyrics: Priester
Music: Wortmann, Priester, Mello, Laguna

Opinião Pessoal: Nitidamente uma música de superação não tão pesado estilo balada, mas sem muito romantismo e novamente aquela voz do Pedro em destaque é incrível o que ele faz em cada música como muda e fica bom do mesmo jeito canta muito eu tiro meu chapéu e agradeço que atenha insistido em cantar e não desistido.

9 - The Hangar of Hannibal
Lyrics: Priester
Music: Wortmann, Priester

Opinião Pessoal: Chega de descansar os ouvidos volta uma porrada com muito estilo heavy metal pesada porem deliciosa de ouvir voz mais forte muito progressiva, meio vikings metal estilo grito de guerra, musica ideal para trilhas medievais de filmes e series, música de batalha sangrenta. 

10 - Just Like Heaven (Acoustic)
Lyrics: Priester
Music: Priester, Wortmann, Mello


Opinião Pessoal: a mesma impressão da versão comum está por ser Acústica ganhou ainda mais meu coração a sonoridade do violino me encanta quero logo um show do Hangar e ficar da plateia gritando o nome desta musica até tocarem.

Enfim chegou ao final da audição toda a banda foi ovacionada pelo público os rostos de contentamento eram visíveis o CD de fato agradou e a banda fez de uma maneira que nos sentimos de fato privilegiados, especiais por ter em primeira mão tal obra de arte, mas antes do adeus uma notícia em primeira mão eis que a esposa do Aquiles a Patrícia, sobre ao palco e pede a palavra ganhando um microfone.

Nos informa que, a arte do encarte é toda de responsabilidade dela e que não é a primeira vez que ela faz um encarte para o Hangar que ela deu a ideia de fazer um encarte diferente para este álbum, inteiriço ao invés de livreto, que Aquiles aprovou a ideia foi feito em Porto Alegre/RS e posso garantir ficou mesmo diferente e bem bonito bacana mesmo, com isso toda banda agradeceu a presença a disposição das pessoas de estarem ali por terem participado de algo importante pra eles, a divulgação deste trabalho feito com tanto carinho informando que estariam a disposição para nos atender na calçada se necessário fosse para quem quiser adquirir CD e outros materiais trazidos pela banda.

Já no andar de baixo de saída da escola formou-se uma fila onde foi possível comprar o CD camiseta etc, e falar com cada integrante pegar autografo e fazer fotos. Eu por sorte fui presenteada com CD pelo assessor de imprensa (Thiago) e peguei a fila, garanti meus autógrafos e claro minhas fotos com os integrantes.

Foi uma noite muito agradável, já ouvi muitas vezes o CD inclusive agora enquanto escrevo já tenho as minhas canções preferidas, este 7ª CD está mesmo incrível tem peso muito heavy metal o encaixe de voz versus instrumentos está na medida certa, tem balada, romance, agressividade, e música para refletir que te faz pensar, uma excelente mistura pois não ficou na mesmice.

Esta inovador, e diferente de outros discos lançados anteriormente, anseio por shows pois tenho certeza que será incrível, é nítido o quanto o Hangar está entrosado empolgado com este trabalho e isso acaba refletindo como ponto positivo dando vontade de ver a banda ir cada vez mais longe e não parar nunca de fazer novidades como essa que agradam e renovam.

Agradecimentos: a toda banda pela atenção simpatia humildade (após oito dias de estrada e muitas atividades era nítido o cansaço físico, mas atenderam a todos com muito carinho), ao assessor de imprensa da banda Thiago Rahal M., por toda atenção dispensada o credenciamento e claro o CD, ao fotografo que me acompanhou Artur Diniz e ao Fernando Junior responsável pela realização de mais esta resenha obrigada pelo espaço, e a Kika funcionaria da escola por todas as informações e atendimento das minhas solicitações.

Formada em Porto Alegre/RS em 1997, a banda de Heavy Metal Hangar se consolidou como uma das mais expressivas bandas do cenário nacional ao lançar sete álbuns de estúdio (contando este), dois demos e dois DVD´s (um lançado este ano junto com o novo cd), além de abrir shows do Dream Theater em São Paulo/SP (relembre como foi), Qüeensryche em Belo Horizonte/MG, Andre Matos e Sepultura, todos em 2008. Entre 'indas e vindas', mudanças de integrantes, o Hangar retomou suas atividades neste ano com o baterista, mentor e 'chefe' Aquiles Priester iniciando os trabalhos de seu novo álbum, que foi intitulado como Stronger Than Ever e logo de cara enfrentou a baixa do guitarrista Eduardo Martinez, que decidiu tirar um período 'sabático' para resolver vários assuntos pessoais.

Entretanto, a química dos demais músicos (Pedro Campos nos vocais, Cristiano Wortmann na guitarra, Fábio Laguna nos teclados e Nando Mello no baixo) foi tão forte, que em pouco tempo eles realizaram os processos de composição e gravação deste de Stronger Than Ever, sendo que Adair Daufembach comandou as gravações de bateria no Rush Recording Studio em Bebedouro/SP com a ajuda de Fabiano Ramos, que gravou os vocais.

A parte de guitarra, baixo e vocais adicionais foram gravados por Fabiano Silva no Phantom Studio Recording Art em Novo Hamburgo/RS. Os teclados forma registrados por Fábio Laguna no seu Laguna Home Studio em Mococa/SP e os ajustes finais foram de Heros Trench no seu Mr. Som Studio em São Paulo/SP. O líder Aquiles Priester cuidou da produção e a mixagem é do renomado Jesse Vainio (que já trabalhou nos álbuns de nomes como Apocalyptika, Lordi e Thunderstone) no Mofo Music em Espoo na Finlândia. Já o processo de masterização de Stronger Than Ever ficou por conta do experiente Svante Forsbäck (que entre outros, já trabalhou com o Rammstein, Michael Monroe, Apocalyptika, Lindemann) no Chartmakers. A direção de arte, capa e encartes ficaram a cargo de Patrícia Priester e João Duarte baseado no conceito de Aquiles Priester e a capa foi criada por Daniel Toledo da Toledo Tatto.

Stronger Than Ever se mostrou um álbum com tamanha qualidade que não apenas será aclamado com um dos melhores da carreira do Hangar (conforme mencionei anteriormente e não estou exagerando), como também um dos mais emblemáticos de 2016, pois, além de não conseguir destacar uma de suas músicas como a melhor, ele é detentor de tantas passagens brilhantes, que recomendo muitas audições para que se consiga assimilar tudo que o quinteto desejou compartilhar com seus fãs.

E mesmo podendo ser considerado um álbum Prog Metal, outro ponto importante são os seus claros flertes com o Heavy Metal atual que ele contém. Em suma, parabéns Hangar pela sonzeira de primeira que conferi aqui!!! Nota: 10,0.


Hangar/ Membros:
Pedro Campos - Vocalista 
Cristiano Wortmann - Guitarrista
Fábio Laguna - Tecladista 
Nando Mello - Baixo 
Aquiles Priester – Baterista

CD - Stronger Than Ever (Mais forte que nunca)
1 Reality is a Prison
Lyrics: Priester
Music: Martinez, Priester, Wortmann, Mello, Laguna
2 The Revenant
Lyrics: Priester
Music: Wortmann, Priester, Mello, Laguna
3 Forest of Forgotten
Lyrics: Priester
Music: Wortmann, Priester
4 A Letter from 1997 (MHJ)
Lyrics: Priester
Music: Priester, Mello, Wortmann
5 Just Like Heaven
Lyrics: Priester
Music: Priester, Wortmann, Mello
6 The Silence of Innocent
Lyrics: Priester
Music: Wortmann, Priester, Laguna
7 Beauty in Disrepair
Lyrics: Priester
Music: Priester, Wortmann, Mello, Laguna
8 We Keep Running the Course
Lyrics: Priester
Music: Wortmann, Priester, Mello, Laguna
9 The Hangar of Hannibal
Lyrics: Priester
Music: Wortmann, Priester
10 Just Like Heaven (Acoustic)
Lyrics: Priester
Music: Priester, Wortmann, Mello


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Comente aqui!